Análise da organização matemática e didática do objeto matemático plano cartesiano presente em um livro didático do 5° ano do Ensino Fundamental

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/21219

dc.type Text
dc.title Análise da organização matemática e didática do objeto matemático plano cartesiano presente em um livro didático do 5° ano do Ensino Fundamental
dc.description Este trabalho trata das organizações matemáticas e didáticas presentes em um livro didático de 5º ano adotado em uma instituição educacional de nível básico, referente ao assunto plano cartesiano. A fundamentação teórica é construída sobre conceitos da Teoria Antropológica do Didático, a saber: objeto, sujeito, instituição e praxeologia. Para discutir como essas organizações são tratadas no livro, propomos uma pesquisa qualitativa usando como meio a análise documental, segundo a qual as organizações matemáticas foram avaliadas quanto aos tipos de tarefas e às justificativas das técnicas empregadas no desenvolvimento das seções referentes ao tema.
dc.creator Reginaldo Fabiano da Silva Afonso,José Carlos Pinto Leivas
dc.created 2021-04-13
dc.publisher Fundação CECIERJ
dc.coverage
dc.language pt-BR
dc.identifier https://canal.cecierj.edu.br/recurso/21219/metadados
dc.source https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/21/13/analise-da-organizacao-matematica-e-didatica-do-objeto-matematico-plano-cartesiano-presente-em-um-livro-didatico-do-5-ano-do-ensino-fundamental
dc.subject educação pública
dc.subject Teoria Antropológica do Didático
dc.subject Praxeologia
dc.subject Momentos Didáticos
dc.subject Plano cartesiano
© Canal CECIERJ 2024