Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/21219
dc.type | Text |
dc.title | Análise da organização matemática e didática do objeto matemático plano cartesiano presente em um livro didático do 5° ano do Ensino Fundamental |
dc.description | Este trabalho trata das organizações matemáticas e didáticas presentes em um livro didático de 5º ano adotado em uma instituição educacional de nível básico, referente ao assunto plano cartesiano. A fundamentação teórica é construída sobre conceitos da Teoria Antropológica do Didático, a saber: objeto, sujeito, instituição e praxeologia. Para discutir como essas organizações são tratadas no livro, propomos uma pesquisa qualitativa usando como meio a análise documental, segundo a qual as organizações matemáticas foram avaliadas quanto aos tipos de tarefas e às justificativas das técnicas empregadas no desenvolvimento das seções referentes ao tema. |
dc.creator | Reginaldo Fabiano da Silva Afonso,José Carlos Pinto Leivas |
dc.created | 2021-04-13 |
dc.publisher | Fundação CECIERJ |
dc.coverage | |
dc.language | pt-BR |
dc.identifier | https://canal.cecierj.edu.br/recurso/21219/metadados |
dc.source | https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/21/13/analise-da-organizacao-matematica-e-didatica-do-objeto-matematico-plano-cartesiano-presente-em-um-livro-didatico-do-5-ano-do-ensino-fundamental |
dc.subject | educação pública |
dc.subject | Teoria Antropológica do Didático |
dc.subject | Praxeologia |
dc.subject | Momentos Didáticos |
dc.subject | Plano cartesiano |