Jogos e brincadeiras nas práticas pedagógicas: a concepção docente sobre a ludicidade no contexto da Educação Infantil

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/21253

  • Título: Jogos e brincadeiras nas práticas pedagógicas: a concepção docente sobre a ludicidade no contexto da Educação Infantil
  • Autor(es): Ana Paula da Silva Peres,Sabrina Mendonça Ferreira,Liz Daiana Tito Azeredo da Silva,Luciana da Silva Almeida
  • Instituição: Fundação CECIERJ
  • Tipo: Educação Pública
  • Data: 15/06/2021
  • URL: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/21/22/jogos-e-brincadeiras-nas-praticas-pedagogicas-a-concepcao-docente-sobre-a-ludicidade-no-contexto-da-educacao-infantil
  • Código do Recurso: 21253
  • Descrição: O objetivo deste estudo é apresentar as percepções das profissionais que atuam na Educação Infantil sobre a importância da aplicabilidade do lúdico, visando ao pleno desenvolvimento das crianças, assim como a promoção de metodologias que contemplem os jogos e brincadeiras em suas dimensões livres e direcionadas. O estudo é ancorado numa metodologia qualitativa e descritiva, tomando como base entrevistas realizadas com professoras que atuam no município de Bom Jesus do Itabapoana/RJ, como também o aporte teórico de diversos autores. Entre as considerações alcançadas, destacam-se a importância da atividade lúdica para o desenvolvimento infantil e a relevância de ampliar o campo de discussão.
© Canal CECIERJ 2024