Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/21353
dc.type | Text |
dc.title | A (des)colonização do corpo surdo - breve histórico dos modelos educacionais e as representações do ser surdo |
dc.description | Nos últimos anos, as pessoas surdas vêm alcançando cada vez mais espaço em nossa sociedade, conquistando autonomia, formação e trabalho tanto garantidos por legislações como pelo esforço próprio de não serem mais vistas como corpos incapazes e limitados por uma deficiência, mas, sim, sujeitos singulares pertencentes a uma comunidade, uma identidade e cultura e, portanto, a uma minoria linguística. Todavia, antes de saber sobre as pessoas surdas hoje e entender como é organizada a comunidade surda na atualidade, precisamos debruçar-nos sobre o histórico desses sujeitos, que têm até início dos anos 2000 sua história narrada pelas pessoas que ouvem – ouvintes – e não por si mesmos. |
dc.creator | Morgana Machado Henrique |
dc.created | 2021-09-28 |
dc.publisher | Fundação CECIERJ |
dc.coverage | |
dc.language | pt-BR |
dc.identifier | https://canal.cecierj.edu.br/recurso/21353/metadados |
dc.source | https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/21/36/a-descolonizacao-do-corpo-surdo-breve-historico-dos-modelos-educacionais-e-as-representacoes-do-ser-surdo |
dc.subject | educação pública |
dc.subject | Educação de Surdos |
dc.subject | Histórico |
dc.subject | Ser Surdo |
dc.subject | (Des)Colonização |