A (des)colonização do corpo surdo - breve histórico dos modelos educacionais e as representações do ser surdo

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/21353

dc.type Text
dc.title A (des)colonização do corpo surdo - breve histórico dos modelos educacionais e as representações do ser surdo
dc.description Nos últimos anos, as pessoas surdas vêm alcançando cada vez mais espaço em nossa sociedade, conquistando autonomia, formação e trabalho tanto garantidos por legislações como pelo esforço próprio de não serem mais vistas como corpos incapazes e limitados por uma deficiência, mas, sim, sujeitos singulares pertencentes a uma comunidade, uma identidade e cultura e, portanto, a uma minoria linguística. Todavia, antes de saber sobre as pessoas surdas hoje e entender como é organizada a comunidade surda na atualidade, precisamos debruçar-nos sobre o histórico desses sujeitos, que têm até início dos anos 2000 sua história narrada pelas pessoas que ouvem – ouvintes – e não por si mesmos.
dc.creator Morgana Machado Henrique
dc.created 2021-09-28
dc.publisher Fundação CECIERJ
dc.coverage
dc.language pt-BR
dc.identifier https://canal.cecierj.edu.br/recurso/21353/metadados
dc.source https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/21/36/a-descolonizacao-do-corpo-surdo-breve-historico-dos-modelos-educacionais-e-as-representacoes-do-ser-surdo
dc.subject educação pública
dc.subject Educação de Surdos
dc.subject Histórico
dc.subject Ser Surdo
dc.subject (Des)Colonização
© Canal CECIERJ 2024