Impasses na aplicabilidade e contribuições da avaliação formativa na Educação Básica: uma revisão qualiquantitativa das produções científicas brasileiras

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dc.title Impasses na aplicabilidade e contribuições da avaliação formativa na Educação Básica: uma revisão qualiquantitativa das produções científicas brasileiras
dc.description O artigo focaliza os obstáculos na aplicação e contribuições da avaliação formativa na Educação Básica. Propõe-se investigar o que as pesquisas empíricas têm revelado sobre as dificuldades que os professores encontram para efetivar uma avaliação formativa na sala de aula e quais as contribuições desta avaliação para a prática pedagógica do professor e o desenvolvimento da aprendizagem do aluno. Foram analisadas quatorze pesquisas, que apontaram o excesso de alunos na sala de aula, escassez de tempo por parte do professor, ausência de formação continuada, desconhecimento acerca do termo avaliação como empecilhos para efetivar a avaliação formativa na sala de aula.
dc.creator José Luis Monteiro da Conceição,Fabrício Nicácio Ferreira
dc.created 2021-10-19
dc.publisher Fundação CECIERJ
dc.coverage
dc.language pt-BR
dc.identifier https://canal.cecierj.edu.br/recurso/21400/metadados
dc.source https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/21/38/impasses-na-aplicabilidade-e-contribuicoes-da-avaliacao-formativa-na-educacao-basica-uma-revisao-qualiquantitativa-das-producoes-cientificas-brasileiras
dc.subject educação pública
dc.subject Aluno
dc.subject Aprendizagem
dc.subject Avaliação formativa
dc.subject Ensino
dc.subject Professor
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