Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/21405
dc.type | Text |
dc.title | Educação Infantil ou pré-alfabetização? Concepções de professores e responsáveis sobre as práticas de alfabetização na Educação Infantil |
dc.description | O presente artigo teve como objetivo investigar como é pensado o processo de alfabetização de crianças da Educação Infantil por parte dos responsáveis e professores. Para tal levantamento, foi aplicado um questionário on-line a responsáveis e professores, tendo 70 participantes, o qual verificou em que momento o processo de alfabetização deve ser iniciado e como deve ser trabalhado. Como resultado, compreende-se que a alfabetização está inserida a todo momento no fazer da Educação Infantil, seja no brincar, no observar, no experimentar e no socializar, concluindo que esse processo deve ser realizado de maneira espontânea e lúdica, mediado pelo fazer pedagógico. |
dc.creator | Anderson Miguel dos Santos da Paz |
dc.created | 2021-11-09 |
dc.publisher | Fundação CECIERJ |
dc.coverage | |
dc.language | pt-BR |
dc.identifier | https://canal.cecierj.edu.br/recurso/21405/metadados |
dc.source | https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/21/40/educacao-infantil-ou-pre-alfabetizacao-concepcoes-de-professores-e-responsaveis-sobre-as-praticas-de-alfabetizacao-na-educacao-infantil |
dc.subject | educação pública |
dc.subject | Alfabetização |
dc.subject | Educação Infantil |
dc.subject | Infância |