Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/21412
dc.type | Text |
dc.title | Do desenho de criança à ilustração do livro infantil |
dc.description | A proposta deste artigo é estabelecer relações entre as gêneses do desenho feito por crianças e da ilustração feita para crianças, partindo de um esquema descritivo da morfologia e do processo criativo do desenho infantil e, através deste referencial teórico, tentar expor uma análise de aspectos estéticos de cada um desses tipos de imagem. O trabalho descreve as etapas da maturação e aspectos morfológicos da mudança da linguagem visual (ícone gráfico) pela linguagem verbal escrita (símbolo gráfico); aponta afinidades ontológicas e relações cíclicas de influência entre o desenho infantil e a ilustração de livros infantis; e estabelece relações poéticas sublinhando a importância da memória no processo criativo das duas formas de expressão gráfica. |
dc.creator | José Salmo Dansa de Alencar |
dc.created | 2021-07-13 |
dc.publisher | Fundação CECIERJ |
dc.coverage | |
dc.language | pt-BR |
dc.identifier | https://canal.cecierj.edu.br/recurso/21412/metadados |
dc.source | https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/21/26/do-desenho-de-crianca-a-ilustracao-do-livro-infantil |
dc.subject | educação pública |
dc.subject | Desenho de criança |
dc.subject | ilustração de livros |
dc.subject | análise estética |
dc.subject | processo criativo |