O ensino da leitura para a ação social: subsídios teóricos sob a perspectiva da Pedagogia Crítica

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  • Título: O ensino da leitura para a ação social: subsídios teóricos sob a perspectiva da Pedagogia Crítica
  • Autor(es): Carlos César Macêdo Maciel,Alexandre Felipe de Souza Barata,Neiva Viana de Souza
  • Instituição: Fundação CECIERJ
  • Tipo: Educação Pública
  • Data: 26/10/2021
  • URL: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/21/39/o-ensino-da-leitura-para-a-acao-social-subsidios-teoricos-sob-a-perspectiva-da-pedagogia-critica
  • Código do Recurso: 21421
  • Descrição: Educadores críticos veem a tendência de avaliar os sistemas educacionais com base em sua eficácia, indicadores quantitativos e métodos experimentais, um efeito do domínio da racionalidade instrumental. Essas abordagens quantitativas excluem uma reflexão explícita sobre as escolhas axiológicas presentes nesses indicadores ou uma reflexão sobre as finalidades dos sistemas educacionais. Em decorrência disso, o presente trabalho tem como finalidade analisar o ensino da leitura para a ação social sob a ótica da Pedagogia Crítica. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica de natureza qualitativa, ancorada em pressupostos teóricos clássicos e contemporâneos.
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