Um estudo da intencionalidade matemática nas obras de Mondrian: a História e a Arte, interdisciplinaridade e analogias

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dc.title Um estudo da intencionalidade matemática nas obras de Mondrian: a História e a Arte, interdisciplinaridade e analogias
dc.description Este artigo faz um levantamento bibliográfico a respeito das fases das obras do pintor Piet Mondrian. Contextualizando historicamente aspectos da sua vida e das vanguardas cubista e neoplasticista, investigam-se as influências do pensamento teosófico, abstrato e geométrico. No cubismo, já é notório o processo de planificação em suas obras, diferencial do trabalho desenvolvido pelo artista, por intermédio da composição, da distribuição dos elementos visuais e da simplificação em linhas verticais e horizontais. Transitando para o neoplasticismo, prossegue na exploração de fatores matemáticos, na perspectiva abstrata; o abandono de linhas curvas, diagonais, ângulos obtusos gerou impacto e perda de profundidade espacial.
dc.creator Lívia Pedro da Silva
dc.created 2021-08-10
dc.publisher Fundação CECIERJ
dc.coverage
dc.language pt-BR
dc.identifier https://canal.cecierj.edu.br/recurso/21460/metadados
dc.source https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/21/30/um-estudo-da-intencionalidade-matematica-nas-obras-de-mondrian-a-historia-e-a-arte-interdisciplinaridade-e-analogias
dc.subject educação pública
dc.subject Mondrian
dc.subject Teosofia
dc.subject Vanguardas europeias
dc.subject Geometria
dc.subject Interdisciplinaridade
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