Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/21495
dc.type | Text |
dc.title | O ensino-aprendizagem de escrita por meio do gênero discursivo crônica: análise de textos de estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental |
dc.description | A crônica é um gênero discursivo bastante utilizado nas aulas de Língua Portuguesa por ser mais curta e por ter caráter humorístico e crítico. Esse gênero materializa discursos sociais e ideologias dos mais variados campos da atividade humana. Reconhecendo esses aspectos, selecionamos a crônica “Piscina”, de Fernando Sabino, para trabalhar com uma turma dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Selecionamos esse texto porque trata de um contexto desfavorecido economicamente e negligenciado pelas classes dominantes, a favela, e reproduz ideologias sobre as condições socioeconômicas das pessoas que vivem nesse ambiente. |
dc.creator | Rodrigo Milhomem de Moura,Lara Roberta Silva Assis,Alexandre Ferreira da Costa |
dc.created | 2021-11-23 |
dc.publisher | Fundação CECIERJ |
dc.coverage | |
dc.language | pt-BR |
dc.identifier | https://canal.cecierj.edu.br/recurso/21495/metadados |
dc.source | https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/21/42/o-ensino-aprendizagem-de-escrita-por-meio-do-genero-discursivo-cronica-analise-de-textos-de-estudantes-dos-anos-iniciais-do-ensino-fundamental |
dc.subject | educação pública |
dc.subject | Escrita |
dc.subject | Sala de aula |
dc.subject | Crônica |
dc.subject | Análise dialógica do discurso |