Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/21511
dc.type | Text |
dc.title | Ensino de língua materna: uma reflexão metalinguística |
dc.description | Professores de Língua Portuguesa têm sofrido, desde há muito, com críticas acerca das dificuldades e fracassos escolares no âmbito da leitura e produção de texto. Tais problemas são creditados, quase impiedosamente, na conta dos mestres encarregados pelo ensino de língua. As críticas, na maioria das vezes, são embasadas no fato de os profissionais ensinarem, no decorrer das aulas, as regras da gramática normativa. Por outro lado, os professores se encontram repletos de dúvidas a respeito da correção, ou não, de suas práticas pedagógicas. Sendo assim, este artigo tem o objetivo de discutir a relação entre o ensino de gramática nas aulas de Língua Portuguesa e o fracasso apresentado pelos alunos em relação à leitura e à produção e interpretação de textos. |
dc.creator | Luciano Dias de Sousa,Abel Gomes Vieira |
dc.created | 2022-04-05 |
dc.publisher | Fundação CECIERJ |
dc.coverage | |
dc.language | pt-BR |
dc.identifier | https://canal.cecierj.edu.br/recurso/21511/metadados |
dc.source | https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/22/12/ensino-de-lingua-materna-uma-reflexao-metalinguistica |
dc.subject | educação pública |
dc.subject | gramática |
dc.subject | ensino |
dc.subject | língua |
dc.subject | metalinguagem |
dc.subject | leitura |