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dc.type | Text |
dc.title | A gestão educacional e os impactos da ideologia gerencialista para a educação pública |
dc.description | O artigo tem por objetivo compreender as consequências do gerencialismo na gestão da escola pública e sua difusão nos países da América Latina a partir da década de 1990. Entende-se que programas e projetos implementados nas redes públicas sob a perspectiva gerencial decorrem do processo de modernização da gestão, pautado nos princípios neoliberais. Alguns especialistas acreditam que o gerencialismo, com suas reformas concretas no plano econômico, político, jurídico e educacional, é adequado para atender às demandas do Estado, proporcionando a flexibilidade e a racionalidade na aplicação dos recursos. |
dc.creator | Edenil Ferreira Dias Fonseca,Maria Veralúcia de França,Wilza Carla Andrade Moreira Souza |
dc.created | 2022-05-17 |
dc.publisher | Fundação CECIERJ |
dc.coverage | |
dc.language | pt-BR |
dc.identifier | https://canal.cecierj.edu.br/recurso/21522/metadados |
dc.source | https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/22/18/a-gestao-educacional-e-os-impactos-da-ideologia-gerencialista-para-a-educacao-publica |
dc.subject | educação pública |
dc.subject | Gestão Educacional |
dc.subject | Gerencialismo |
dc.subject | Administração Pública |