O uso de atividades desplugadas baseadas no Scratch para o ensino das estruturas aditivas

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/21566

dc.type Text
dc.title O uso de atividades desplugadas baseadas no Scratch para o ensino das estruturas aditivas
dc.description Este trabalho se caracteriza como pesquisa investigativa, de cunho qualitativo, com o intuito de estudar as possibilidades de ensinar os conceitos relacionados às estruturas aditivas para alunos do 2º ano do Ensino Fundamental, por meio do uso de atividades desplugadas baseadas na linguagem de programação Scratch. Os sujeitos da pesquisa são crianças com idade média de oito anos, estudantes de uma escola pública municipal em São Mateus/ES. A coleta de dados ocorreu de forma remota, por meio do aplicativo WhatsApp. Os resultados mostram que trabalhar com atividades desplugadas auxilia o processo de aprendizado dos conceitos aditivos, principalmente quando são executadas de forma colaborativa entre as crianças.
dc.creator Dhangeli Zuliani Mantegazini,Valdinei Cesar Cardoso
dc.created 2022-07-12
dc.publisher Fundação CECIERJ
dc.coverage
dc.language pt-BR
dc.identifier https://canal.cecierj.edu.br/recurso/21566/metadados
dc.source https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/22/25/o-uso-de-atividades-desplugadas-baseadas-no-scratch-para-o-ensino-das-estruturas-aditivas
dc.subject educação pública
dc.subject Educação Matemática
dc.subject Pensamento Matemático
dc.subject Resolução de Problemas
dc.subject Teoria dos Campos Conceituais
© Canal CECIERJ 2024