Afetividade, alfabetização e pandemia: percepções docentes sobre o vínculo escolar durante a pandemia de covid-19

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/21599

  • Título: Afetividade, alfabetização e pandemia: percepções docentes sobre o vínculo escolar durante a pandemia de covid-19
  • Autor(es): Leonardo Eduardo Dutra,Rafael Rossi de Sousa
  • Instituição: Fundação CECIERJ
  • Tipo: Educação Pública
  • Data: 20/09/2022
  • URL: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/22/35/afetividade-alfabetizacao-e-pandemia-percepcoes-docentes-sobre-o-vinculo-escolar-durante-a-pandemia-de-covid-19
  • Código do Recurso: 21599
  • Descrição: Este artigo apresenta uma reflexão acerca da pandemia da covid-19 e seus impactos na aprendizagem na perspectiva de professores alfabetizadores. O objetivo desta pesquisa é abordar os reflexos da pandemia no processo de ensino-aprendizagem nos primeiros anos do Ensino Fundamental, levando em consideração as concepções docentes frente às percepções das mudanças e nuances no vínculo afetivo e na dinâmica escolar ocasionadas pelo período pandêmico. Para tal, foi utilizada pesquisa exploratória, com revisão bibliográfica e entrevista a docentes atuantes no ciclo de alfabetização. De acordo com a pesquisa, afetividade e emoções estão ligadas aos processos de ensino e de aprendizagem.
© Canal CECIERJ 2024