- Título: Afetividade, alfabetização e pandemia: percepções docentes sobre o vínculo escolar durante a pandemia de covid-19
- Autor(es): Leonardo Eduardo Dutra,Rafael Rossi de Sousa
- Instituição: Fundação CECIERJ
- Tipo: Educação Pública
- Data: 20/09/2022
- URL:
https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/22/35/afetividade-alfabetizacao-e-pandemia-percepcoes-docentes-sobre-o-vinculo-escolar-durante-a-pandemia-de-covid-19
- Código do Recurso: 21599
- Descrição: Este artigo apresenta uma reflexão acerca da pandemia da covid-19 e seus impactos na aprendizagem na perspectiva de professores alfabetizadores. O objetivo desta pesquisa é abordar os reflexos da pandemia no processo de ensino-aprendizagem nos primeiros anos do Ensino Fundamental, levando em consideração as concepções docentes frente às percepções das mudanças e nuances no vínculo afetivo e na dinâmica escolar ocasionadas pelo período pandêmico. Para tal, foi utilizada pesquisa exploratória, com revisão bibliográfica e entrevista a docentes atuantes no ciclo de alfabetização. De acordo com a pesquisa, afetividade e emoções estão ligadas aos processos de ensino e de aprendizagem.
© Canal CECIERJ 2024