Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/21655
dc.type | Text |
dc.title | Autonomia na BNCC: uma análise sob a perspectiva de Paulo Freire |
dc.description | O presente estudo analisa as concepções de autonomia presentes na BNCC sob a perspectiva freiriana. A partir de pesquisa bibliográfica e análise documental, as menções ao termo foram categorizadas e analisadas, assim como suas relações com o contexto de elaboração e implementação do documento. A ausência de menções a Paulo Freire ou a outro pensador relacionado ao tema, associada à polissemia nas ocorrências da palavra, permitiu identificar a inexistência de referencial teórico para autonomia. Da mesma forma, sua utilização no texto estruturante revela a existência de uma perspectiva de formação com foco na adaptação do educando às contradições impostas pela mesma lógica excludente da Base. |
dc.creator | Robson Verissimo Silva |
dc.created | 2022-09-27 |
dc.publisher | Fundação CECIERJ |
dc.coverage | |
dc.language | pt-BR |
dc.identifier | https://canal.cecierj.edu.br/recurso/21655/metadados |
dc.source | https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/22/36/autonomia-na-bncc-uma-analise-sob-a-perspectiva-de-paulo-freire |
dc.subject | educação pública |
dc.subject | Currículo |
dc.subject | ensino-aprendizagem |
dc.subject | prática pedagógica |
dc.subject | autonomia |