Autonomia na BNCC: uma análise sob a perspectiva de Paulo Freire

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dc.type Text
dc.title Autonomia na BNCC: uma análise sob a perspectiva de Paulo Freire
dc.description O presente estudo analisa as concepções de autonomia presentes na BNCC sob a perspectiva freiriana. A partir de pesquisa bibliográfica e análise documental, as menções ao termo foram categorizadas e analisadas, assim como suas relações com o contexto de elaboração e implementação do documento. A ausência de menções a Paulo Freire ou a outro pensador relacionado ao tema, associada à polissemia nas ocorrências da palavra, permitiu identificar a inexistência de referencial teórico para autonomia. Da mesma forma, sua utilização no texto estruturante revela a existência de uma perspectiva de formação com foco na adaptação do educando às contradições impostas pela mesma lógica excludente da Base.
dc.creator Robson Verissimo Silva
dc.created 2022-09-27
dc.publisher Fundação CECIERJ
dc.coverage
dc.language pt-BR
dc.identifier https://canal.cecierj.edu.br/recurso/21655/metadados
dc.source https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/22/36/autonomia-na-bncc-uma-analise-sob-a-perspectiva-de-paulo-freire
dc.subject educação pública
dc.subject Currículo
dc.subject ensino-aprendizagem
dc.subject prática pedagógica
dc.subject autonomia
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