"Dez novas competências para ensinar", de Philippe Perrenoud: percepções e paralelos com autores conceituados do campo educacional

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/21762

  • Título: "Dez novas competências para ensinar", de Philippe Perrenoud: percepções e paralelos com autores conceituados do campo educacional
  • Autor(es): Stephany Fernando de Araujo Flôres Mendonça
  • Instituição: Fundação CECIERJ
  • Tipo: Educação Pública
  • Data: 14/03/2023
  • URL: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/23/9/dez-novas-competencias-para-ensinar-de-philippe-perrenoud-percepcoes-e-paralelos-com-autores-conceituados-do-campo-educacional
  • Código do Recurso: 21762
  • Descrição: O livro apresentado é “Dez novas competências para ensinar” de Philippe Perrenoud, escrito em 1999 e publicado no Brasil pela Artmed no ano 2000. Em suas 192 páginas, contém uma introdução, dez capítulos de desenvolvimento e uma conclusão. A ideia central é tratar das competências profissionais do professor valorizando as mais atuais, que representam mais um horizonte do que um conhecimento consolidado. O autor expõe dez famílias de competências, cada uma em um capítulo. Ele sustenta que competências não são a mesma coisa que saberes e sim instrumento capaz de mobilizar, integrar e orquestrar tais recursos.
© Canal CECIERJ 2024