Jogo Batalha Naval Periódica: uma estratégia de ensino-aprendizagem no ensino de Ciências

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/21787

  • Título: Jogo Batalha Naval Periódica: uma estratégia de ensino-aprendizagem no ensino de Ciências
  • Autor(es): Nathália de Souza Abreu
  • Instituição: Fundação CECIERJ
  • Tipo: Educação Pública
  • Data: 07/03/2023
  • URL: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/23/8/jogo-batalha-naval-periodica-uma-estrategia-de-ensino-aprendizagem-no-ensino-de-ciencias
  • Código do Recurso: 21787
  • Descrição: O presente trabalho teve como objetivo a utilização do jogo Batalha Naval Periódica como estratégia para auxiliar no ensino-aprendizagem de tabela periódica pelos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental. A estratégia foi aplicada em três turmas de uma escola pública no município de Itaboraí/RJ. O jogo utilizado foi um tabuleiro de batalha naval empregando uma tabela periódica projetada no quadro branco, em que os alunos, divididos em grupos, escolhiam suas jogadas com base na orientação de períodos e famílias da tabela periódica.
© Canal CECIERJ 2025