Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/21839
dc.type | Text |
dc.title | Alfabetário afrobiográfico em uma turma do 3º ano do Ensino Fundamental |
dc.description | A escola é um espaço que precisa possibilitar que as crianças negras recuperem suas existências e se orgulhem de sua cultura racial, mas esse espaço ainda é atravessado por práticas e discursos que excluem seus saberes. A prática na sala de aula só é democrática quando todos os alunos – brancos e negros – respeitam suas raças e a escola não reforça movimentos eurocêntricos silenciando as vozes. Muitos alunos negros não se reconhecem como negros porque são ensinados desde cedo que ser bom, bonito e competente são atributos apenas das pessoas brancas, causando dores, angústias e sofrimentos ao distorcer o modo como se veem. |
dc.creator | Islen B R Machado |
dc.created | 2023-06-13 |
dc.publisher | Fundação CECIERJ |
dc.coverage | |
dc.language | pt-BR |
dc.identifier | https://canal.cecierj.edu.br/recurso/21839/metadados |
dc.source | https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/23/22/alfabetario-afrobiografico-em-uma-turma-do-3-ano-do-ensino-fundamental |
dc.subject | educação pública |
dc.subject | Gênero do discurso |
dc.subject | Vozes infantis |
dc.subject | racismo |