Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/22113
dc.type | Text |
dc.title | A inclusão escolar e a Educação Profissional: desafios e conquistas com a matrícula de um aluno com síndrome de Down |
dc.description | O presente artigo tem como objetivo investigar a trajetória escolar de um estudante com síndrome de Down matriculado numa escola técnica pertencente à rede pública do Estado do Rio de Janeiro. A metodologia escolhida foi a análise de dados, relacionando-os aos referenciais teóricos de D. W. Winnicott, Geada e Mantoan, junto às entrevistas realizadas com profissionais da instituição. O artigo conclui que os profissionais, ainda que caminhando para uma efetiva inclusão escolar, buscam instaurar um ambiente bom, com práticas educacionais afetivas, marcando positivamente a trajetória estudantil. |
dc.creator | Cláudio Alves Pereira,Natasha Moutinho Geada |
dc.created | 2023-11-07 |
dc.publisher | Fundação CECIERJ |
dc.coverage | |
dc.language | pt-BR |
dc.identifier | https://canal.cecierj.edu.br/recurso/22113/metadados |
dc.source | https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/23/43/a-inclusao-escolar-e-a-educacao-profissional-desafios-e-conquistas-com-a-matricula-de-um-aluno-com-sindrome-de-down |
dc.subject | educação pública |
dc.subject | afetividade |
dc.subject | Síndrome de Down |
dc.subject | ensino profissionalizante |
dc.subject | inclusão escolar |