A inclusão escolar e a Educação Profissional: desafios e conquistas com a matrícula de um aluno com síndrome de Down

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/22113

dc.type Text
dc.title A inclusão escolar e a Educação Profissional: desafios e conquistas com a matrícula de um aluno com síndrome de Down
dc.description O presente artigo tem como objetivo investigar a trajetória escolar de um estudante com síndrome de Down matriculado numa escola técnica pertencente à rede pública do Estado do Rio de Janeiro. A metodologia escolhida foi a análise de dados, relacionando-os aos referenciais teóricos de D. W. Winnicott, Geada e Mantoan, junto às entrevistas realizadas com profissionais da instituição. O artigo conclui que os profissionais, ainda que caminhando para uma efetiva inclusão escolar, buscam instaurar um ambiente bom, com práticas educacionais afetivas, marcando positivamente a trajetória estudantil.
dc.creator Cláudio Alves Pereira,Natasha Moutinho Geada
dc.created 2023-11-07
dc.publisher Fundação CECIERJ
dc.coverage
dc.language pt-BR
dc.identifier https://canal.cecierj.edu.br/recurso/22113/metadados
dc.source https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/23/43/a-inclusao-escolar-e-a-educacao-profissional-desafios-e-conquistas-com-a-matricula-de-um-aluno-com-sindrome-de-down
dc.subject educação pública
dc.subject afetividade
dc.subject Síndrome de Down
dc.subject ensino profissionalizante
dc.subject inclusão escolar
© Canal CECIERJ 2024