Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/22181
dc.type | Text |
dc.title | O pensamento estudantil sobre racismo estrutural movido por imagens de redes complexas hologramáticas |
dc.description | O Brasil foi construído por mãos negras; após tantos séculos de evolução tecnológica e científica no mundo, o negro no Brasil ainda sofre exclusão. O presente trabalho tem o objetivo de decolonizar o pensamento de jovens estudantes do Ensino Médio. Fizemos um ensaio com 113 alunos do Ensino Médio, na faixa etária de 14 a 22 anos, em que lançamos mão do conceito de imagens-pensamento. A análise dos pontos mais fixos da rede complexa concluiu que a cristalização baseada nas imagens analisadas foram: escravidão e racismo; essas palavras tiveram valor semântico no grupo. |
dc.creator | Wesley Andrade Costa,Marcos Vogel,Edivaldo José Bortoleto |
dc.created | 2024-07-16 |
dc.publisher | Fundação CECIERJ |
dc.coverage | |
dc.language | pt-BR |
dc.identifier | https://canal.cecierj.edu.br/recurso/22181/metadados |
dc.source | https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/24/25/o-pensamento-estudantil-sobre-racismo-estrutural-movido-por-imagens-de-redes-complexas-hologramaticas |
dc.subject | educação pública |
dc.subject | representações multisingulares |
dc.subject | racismo estrutural |
dc.subject | redes complexas |