Modernismo africano: questões, problemas e desafios para o ensino de História das Artes africanas no contexto brasileiro

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/22194

  • Título: Modernismo africano: questões, problemas e desafios para o ensino de História das Artes africanas no contexto brasileiro
  • Autor(es): Fernando Porfirio
  • Instituição: Fundação CECIERJ
  • Tipo: Educação Pública
  • Data: 27/08/2024
  • URL: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/24/31/modernismo-africano-questoes-problemas-e-desafios-para-o-ensino-de-historia-das-artes-africanas-no-contexto-brasileiro
  • Código do Recurso: 22194
  • Descrição:

    Este artigo propõe um estudo dos modos de leitura e ensino de História das Artes e do modernismo africano, tendo como base os saberes da visualidade criados por artistas africanos. São abordadas narrativas do continente africano e sua relação com a produção modernista europeia, apresentando as fissuras e as violências epistemológicas que marcaram esse campo. Em seguida, as contribuições africanas para o debate, partindo da produção visual de alguns artistas modernos africanos, além de uma análise crítica dos problemas e das possibilidades do ensino de História das Artes africanas no contexto da educação brasileira.

© Canal CECIERJ 2024