A construção da escrita e a Fonologia mediadas por sequências didáticas e tecnologias digitais

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/22204

dc.type Text
dc.title A construção da escrita e a Fonologia mediadas por sequências didáticas e tecnologias digitais
dc.description

Este estudo discute como a abordagem fonológica, nas práticas pedagógicas mediadas por ferramentas digitais, pode contribuir de forma eficaz para a aprendizagem da escrita no início do Ensino Fundamental, no ciclo de alfabetização. Para tanto, foram elaborados uma sequência didática e materiais que integrassem a reflexão fonológica e a construção do princípio alfabético, utilizando recursos tecnológicos. A avaliação da sequência didática foi realizada em uma capacitação, complementada pela tabulação de um questionário. As sequências favoreceram a compreensão e o domínio das relações convencionais entre fonemas e grafemas.

dc.creator Mariana Ferreira da Silva Corrales,André Cotelli do Espírito Santo,Ana Paula Legey de Siqueira,Mariza Sueli de Oliveira Sodré,Gabriel Mello dos Santos Abreu Mol
dc.created 2024-08-27
dc.publisher Fundação CECIERJ
dc.coverage
dc.language pt-BR
dc.identifier https://canal.cecierj.edu.br/recurso/22204/metadados
dc.source https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/24/31/a-construcao-da-escrita-e-a-fonologia-mediadas-por-sequencias-didaticas-e-tecnologias-digitais
dc.subject educação pública
dc.subject Alfabetização e letramento
dc.subject Linguagem escrita
dc.subject Fonologia
dc.subject Sequência didática
© Canal CECIERJ 2024