Utilização de fotografia e análise semiótica no ensino de Botânica: contribuições e limites da utilização da técnica com alunos do Ensino Fundamental

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/22223

  • Título: Utilização de fotografia e análise semiótica no ensino de Botânica: contribuições e limites da utilização da técnica com alunos do Ensino Fundamental
  • Autor(es): Anderson Persi Soares
  • Instituição: Fundação CECIERJ
  • Tipo: Educação Pública
  • Data: 13/08/2024
  • URL: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/24/29/utilizacao-de-fotografia-e-analise-semiotica-no-ensino-de-botanica-contribuicoes-e-limites-da-utilizacao-da-tecnica-com-alunos-do-ensino-fundamental
  • Código do Recurso: 22223
  • Descrição:

    Este estudo explora o impacto da fotografia na melhoria do ensino de Botânica no 7º ano do Ensino Fundamental, uma área frequentemente pouco trabalhada nessa etapa educacional. Utilizando a Semiótica de Peirce e categorias fenomenológicas, o trabalho analisa as descrições dos alunos sobre as imagens. Com a proposta de uma atividade prática, culminando em exposição fotográfica e empregando pesquisa-ação como metodologia, o estudo eleva os alunos à posição de participantes ativos. Este trabalho é um avanço na compreensão de como métodos visuais podem tornar o ensino mais envolvente e eficaz.

© Canal CECIERJ 2024