Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/22295
dc.type | Text |
dc.title | O Ensino Remoto Emergencial Aplicado no Período Pandêmico (2020-2021): uma Proposta Inspirada na Educação a Distância |
dc.description | Este artigo analisa as contribuições da educação a distância ao ensino remoto emergencial (ERE), método amplamente utilizado no período da pandemia da COVID-19 (2020-2021). As colaborações da educação a distância, modalidade de ensino já consolidada no campo educacional, adaptaram-se às práticas escolares existentes e criaram diferentes demandas. Os contrapontos do espaço escolar e o espaço virtual, recursos, linguagens, ambiente e interação mostram-se diferentemente nessas iniciativas não presenciais de ensino. Sendo assim, na EaD, ações e práticas são previstas a partir de um planejamento didático em tempos e espaços distintos, enquanto o ERE caracteriza-se como uma nova forma de virtualizar o ensino praticado em sala de aula. Compreendemos que o advento de novos contextos virtuais pedagógicos evidenciou uma urgência de adaptação às novas ferramentas tecnológicas e a uma nova materialidade, como a cultura de tela, por exemplo. Discutiremos o impacto da cultura digital no ensino e nas relações pedagógicas mobilizando desafios no campo educacional e na sociedade. Para isto, analisamos os discursos (Foucault, 2007) e suas representações (Chartier, 1990), a partir de ocorrências no jornal O Globo (on-line), entre 19/03/2020 a 08/03/2021, em um momento histórico desafiador e incerto, no qual a cultura digital mobilizou práticas pedagógicas. |
dc.creator | Rosa Maria Garcia Monaco, Niely Natalino de Freitas Leyendecker e Marcela Cockell |
dc.created | 2024-11-28 |
dc.publisher | Fundação CECIERJ |
dc.coverage | |
dc.language | pt-BR |
dc.identifier | https://canal.cecierj.edu.br/recurso/22295/metadados |
dc.source | http://dx.doi.org/10.18264/eadf.v14i2.2244 |
dc.subject | ead |
dc.subject | eademfoco |
dc.subject | ead em foco |
dc.subject | Ensino a distância |