Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/22296
dc.type | Text |
dc.title | Formação Inicial de Professores de Matemática na Modalidade à Distância no Brasil: o Que Dizem as Pesquisas dos Últimos Dez Anos |
dc.description | A temática da ?formação inicial de professores de matemática? desperta o interesse de pesquisadores que buscam identificar nuances que influenciam esse processo educacional. Com o advento da internet, essa capacitação também passou a ser realizada integralmente de forma remota, entretanto, estudos sobre essa modalidade de ensino ainda são escassos na bibliografia. Este trabalho tem como objetivo geral analisar e sintetizar de maneira abrangente as evidências disponíveis na produção acadêmica dos últimos dez anos, a fim de compreender o estado atual da formação inicial de professores de matemática à distância no contexto brasileiro. Para isso, realizou-se uma pesquisa qualitativa, do tipo revisão sistemática da literatura, com a coleta de dados realizada por meio de buscas em repositórios acadêmicos de teses e dissertações. Amparados nos pressupostos da teoria de análise de conteúdo, obtivemos resultados que mostram que essa modalidade educacional, a distância (EaD), tem se mostrado uma estratégia eficaz para ampliar geograficamente o acesso ao ensino superior e democratizar sua oferta. Contudo, o estudo evidencia que ainda há aspectos que demandam aprimoramento, especialmente na interação entre tutores e alunos, nos processos avaliativos e na qualidade do ensino oferecido. |
dc.creator | Cilene Fontes, Karina Valdivia Delgado, Marcelo Aparecido Feitosa Gramorelli e Camila Parpineli Cavalcante |
dc.created | 2024-11-28 |
dc.publisher | Fundação CECIERJ |
dc.coverage | |
dc.language | pt-BR |
dc.identifier | https://canal.cecierj.edu.br/recurso/22296/metadados |
dc.source | http://dx.doi.org/10.18264/eadf.v14i1.2365 |
dc.subject | ead |
dc.subject | eademfoco |
dc.subject | ead em foco |
dc.subject | Formação inicial de professores |