Competências Digitais em Projetos Pedagógicos da Licenciatura em Matemática a Distância

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/22297

  • Título: Competências Digitais em Projetos Pedagógicos da Licenciatura em Matemática a Distância
  • Autor(es): Roberto Mariano Araújo Filho, Robson Santos da Silva e José Elias dos Santos Filho
  • Instituição: Fundação CECIERJ
  • Tipo: EaD em Foco
  • Data: 28/11/2024
  • URL: http://dx.doi.org/10.18264/eadf.v14i1.2393
  • Código do Recurso: 22297
  • Descrição: Este artigo investiga as competências digitais em componentes curriculares de três cursos de licenciatura em Matemática na modalidade a distância do estado do Rio Grande do Norte, utilizando como base os projetos pedagógicos dos cursos, disponíveis online. As competências digitais partem do quadro de Competências Digitais para a formação inicial docente de Araripe e Lins (2020), que se alinha à demanda da Base Nacional Comum para a formação inicial de professores. A análise de conteúdo das ementas foi realizada pautando-se no quadro de competências digitais distribuídas em três eixos: Pedagógico, Cidadania Digital e Desenvolvimento profissional. Os resultados mostram que as instituições pesquisadas precisam aprimorar a atualização dos projetos pedagógicos dos cursos, para atender à demanda do documento e as necessidades da sociedade atual.
© Canal CECIERJ 2025