- Título: Literatura e brincadeiras na Educação Infantil: análise de sequências didáticas propostas pela coleção "Cadê? Achou!"
- Autor(es): Claudia Nunes Gonzaga,José Ricardo Dordron de Pinho
- Instituição: Fundação CECIERJ
- Tipo: Educação Pública
- Data: 22/01/2025
- URL:
https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/25/3/literatura-e-brincadeiras-na-educacao-infantil-analise-de-sequencias-didaticas-propostas-pela-colecao-cade-achou
- Código do Recurso: 22390
- Descrição: O brincar é a principal atividade das crianças e os ambientes educacionais infantis devem oferecer um lugar seguro, prazeroso e principalmente lúdico para que a criança se desenvolva de forma integral. Este trabalho propõe uma análise de sequências didáticas presentes na coleção Cadê? Achou!, livro destinado a professores do segmento creche. O objetivo é observar como as obras literárias utilizam as brincadeiras para enriquecer o universo das crianças. Como resultado da análise, notou-se que a coleção apresentou poucos momentos de utilização da literatura infantil, tendo um maior foco nas brincadeiras.
© Canal CECIERJ 2025