Literatura e brincadeiras na Educação Infantil: análise de sequências didáticas propostas pela coleção "Cadê? Achou!"

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/22390

  • Título: Literatura e brincadeiras na Educação Infantil: análise de sequências didáticas propostas pela coleção "Cadê? Achou!"
  • Autor(es): Claudia Nunes Gonzaga,José Ricardo Dordron de Pinho
  • Instituição: Fundação CECIERJ
  • Tipo: Educação Pública
  • Data: 22/01/2025
  • URL: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/25/3/literatura-e-brincadeiras-na-educacao-infantil-analise-de-sequencias-didaticas-propostas-pela-colecao-cade-achou
  • Código do Recurso: 22390
  • Descrição: O brincar é a principal atividade das crianças e os ambientes educacionais infantis devem oferecer um lugar seguro, prazeroso e principalmente lúdico para que a criança se desenvolva de forma integral. Este trabalho propõe uma análise de sequências didáticas presentes na coleção Cadê? Achou!, livro destinado a professores do segmento creche. O objetivo é observar como as obras literárias utilizam as brincadeiras para enriquecer o universo das crianças. Como resultado da análise, notou-se que a coleção apresentou poucos momentos de utilização da literatura infantil, tendo um maior foco nas brincadeiras.
© Canal CECIERJ 2025