- Título: A Permanência Estudantil em Cursos Superiores a Distância: uma Releitura do Modelo de Rovai a partir de uma Pesquisa Bibliométrica
- Autor(es): Luciano Emilio Hack e Alexandre Marino Costa
- Instituição: Fundação CECIERJ
- Tipo: EaD em Foco
- Data: 31/01/2025
- URL:
http://dx.doi.org/10.18264/eadf.v15i1.2165
- Código do Recurso: 22416
- Descrição: A expansão dos cursos superiores a distância é uma realidade crescente no Brasil. Desde o ano de 2020, a modalidade registra um número maior de ingressantes do que os cursos presenciais. Em contraponto, os dados gerais sobre a permanência estudantil em cursos superiores apontam um declínio, alertando sobre a responsabilidade dos gestores e educadores com relação ao aprimoramento dessa modalidade. Diante desse panorama, o presente artigo tem como objetivo principal contribuir na temática da permanência estudantil em cursos superiores a distância ao fazer uma releitura do modelo de Rovai, por meio de uma pesquisa bibliométrica, utilizando a metodologia ProKnow-C, aplicada na Base de Dados Scopus. Como resultado, apresenta-se os fatores mais expressivos para a compreensão da permanência estudantil em cursos superiores a distância, apontados em artigos de relevância internacional, bem como é feita uma releitura do modelo de Rovai, considerando esses novos fatores destacados pela literatura. A releitura contribuirá com demais pesquisadores que se interessam pelo tema e com as Instituições de Ensino Superior que estão na busca de compreender os fatores que podem resultar em melhorias nas taxas de permanência estudantil em cursos de nível superior a distância.
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