A Institucionalização da Educação a Distância na Rede Federal: Desafios e Perspectivas para os Institutos Federais de Minas Gerais

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dc.type Text
dc.title A Institucionalização da Educação a Distância na Rede Federal: Desafios e Perspectivas para os Institutos Federais de Minas Gerais
dc.description O artigo explora os desafios e as perspectivas enfrentados pela Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, no contexto da implementação e institucionalização da Educação a Distância, a partir da experiência vivenciada pelos Institutos Federais ? caso Minas Gerais. Utilizando uma abordagem qualitativa de análise de dados documentais, o estudo buscou compreender de que maneira as diretrizes organizacionais do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, aliadas à indução dos programas federais de fomento e ao progresso da sustentabilidade financeira da Educação a Distância impactaram as políticas institucionais para a modalidade, no plano interno da Rede Federal, no estado em questão. Os resultados destacam a evolução significativa na integração da modalidade nas políticas institucionais dessas instituições, revelando, no entanto, um persistente obstáculo: lidar com a dependência do financiamento externo, oriunda das políticas públicas nacionais.
dc.creator Cleder Tadeu Antao da Silva e Daniel Mill
dc.created 2025-01-31
dc.publisher Fundação CECIERJ
dc.coverage
dc.language pt-BR
dc.identifier https://canal.cecierj.edu.br/recurso/22418/metadados
dc.source http://dx.doi.org/10.18264/eadf.v15i1.2340
dc.subject ead
dc.subject eademfoco
dc.subject ead em foco
dc.subject Educação profissional e tecnológica
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