Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/22422
dc.type | Text |
dc.title | A Formação Inicial de Professores no Brasil por meio da EaD: Contribuições e Desafios |
dc.description | Este estudo, de cunho bibliográfico e qualitativo, tem como objetivo realizar uma revisão integrativa da literatura para analisar as contribuições e desafios da Educação a Distância (EaD) na formação inicial de professores no Brasil. A pesquisa trata-se de uma revisão integrativa. A coleta foi realizada nas bases de dados BASE (Bielefeld Academic Search Engine), SciELO (Scientific Electronic Library Online) e Redalyc (Sistema de Información Científica), e tem-se como questão norteadora: Quais contribuições e desafios enfrentados pelos professores e acadêmicos da EaD no Brasil, em seu processo de formação inicial? Seis artigos foram selecionados para análise e discussão. Nas conclusões, constataram-se desafios significativos, como a necessidade de mais atividades colaborativas, a superação da desigualdade no acesso às tecnologias digitais e a adaptação da formação inicial à realidade concreta do ensino. As contribuições destacadas incluem a promoção da inclusão social, a flexibilidade e acessibilidade da EaD, bem assim o desenvolvimento de competências digitais essenciais para a prática docente contemporânea. |
dc.creator | Giselma da Silva Gomes, Maria Gisélia da Silva Gomes Gomes, Regina Maria Ferreira da Silva Lima Lima e Cleide Jane de Sá Araújo Costa |
dc.created | 2025-02-05 |
dc.publisher | Fundação CECIERJ |
dc.coverage | |
dc.language | pt-BR |
dc.identifier | https://canal.cecierj.edu.br/recurso/22422/metadados |
dc.source | http://dx.doi.org/10.18264/eadf.v14i2.2248 |
dc.subject | ead |
dc.subject | eademfoco |
dc.subject | ead em foco |
dc.subject | Formação Inicial |