A Formação Inicial de Professores no Brasil por meio da EaD: Contribuições e Desafios

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/22422

dc.type Text
dc.title A Formação Inicial de Professores no Brasil por meio da EaD: Contribuições e Desafios
dc.description Este estudo, de cunho bibliográfico e qualitativo, tem como objetivo realizar uma revisão integrativa da literatura para analisar as contribuições e desafios da Educação a Distância (EaD) na formação inicial de professores no Brasil. A pesquisa trata-se de uma revisão integrativa. A coleta foi realizada nas bases de dados BASE (Bielefeld Academic Search Engine), SciELO (Scientific Electronic Library Online) e Redalyc (Sistema de Información Científica), e tem-se como questão norteadora: Quais contribuições e desafios enfrentados pelos professores e acadêmicos da EaD no Brasil, em seu processo de formação inicial? Seis artigos foram selecionados para análise e discussão. Nas conclusões, constataram-se desafios significativos, como a necessidade de mais atividades colaborativas, a superação da desigualdade no acesso às tecnologias digitais e a adaptação da formação inicial à realidade concreta do ensino. As contribuições destacadas incluem a promoção da inclusão social, a flexibilidade e acessibilidade da EaD, bem assim o desenvolvimento de competências digitais essenciais para a prática docente contemporânea.  
dc.creator Giselma da Silva Gomes, Maria Gisélia da Silva Gomes Gomes, Regina Maria Ferreira da Silva Lima Lima e Cleide Jane de Sá Araújo Costa
dc.created 2025-02-05
dc.publisher Fundação CECIERJ
dc.coverage
dc.language pt-BR
dc.identifier https://canal.cecierj.edu.br/recurso/22422/metadados
dc.source http://dx.doi.org/10.18264/eadf.v14i2.2248
dc.subject ead
dc.subject eademfoco
dc.subject ead em foco
dc.subject Formação Inicial
© Canal CECIERJ 2025