Experiência de um estágio curricular obrigatório no ensino remoto emergencial: um relato científico construído em uma observação sistemática

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/22432

  • Título: Experiência de um estágio curricular obrigatório no ensino remoto emergencial: um relato científico construído em uma observação sistemática
  • Autor(es): Lucas Carneiro Costa,Marina Cristina Rodrigues Pereira,Marcelo Diniz Monteiro de Barros
  • Instituição: Fundação CECIERJ
  • Tipo: Educação Pública
  • Data: 12/02/2025
  • URL: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/25/6/experiencia-de-um-estagio-curricular-obrigatorio-no-ensino-remoto-emergencial-um-relato-cientifico-construido-em-uma-observacao-sistematica
  • Código do Recurso: 22432
  • Descrição: Durante a pandemia da covid-19, a educação no mundo viveu momento atípico. No Brasil houve várias consequências, como a paralisação das escolas. A partir desse cenário e da observação da rotina escolar na modalidade de ensino remoto em um colégio particular de Belo Horizonte/BH, faremos algumas reflexões. A construção deste trabalho seguiu a técnica de pesquisa de observação sistemática. Foram observados fenômenos escolares como semelhanças entre as modalidades, fenômenos novos do ensino remoto, fenômenos que deixaram de acontecer, o papel do professor, diferenças entre a rede pública e a rede privada, diferenças entre as escolas da rede privada, o ensino remoto na Educação Infantil e a inclusão.
© Canal CECIERJ 2025