Raízes Históricas do Preconceito sobre a EaD: em Busca de uma Racionalidade Democrática

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dc.title Raízes Históricas do Preconceito sobre a EaD: em Busca de uma Racionalidade Democrática
dc.description No presente ensaio, enfrentamos o problema do preconceito relacionado à educação à distância (EaD) no contexto brasileiro. Nosso objetivo consistiu em demonstrar de que modo tal preconceito pode ser desdobramento de um fenômeno mais amplo e complexo, cujas raízes encontram-se no racismo como mecanismo de reprodução e manutenção dos interesses da elite econômica. Partimos do pressuposto de que tal preconceito resulta da expansão do ensino superior brasileiro, em que a EaD ocupa papel central, justamente porque permite que camadas expressivas de uma parcela historicamente negligenciada ? majoritariamente constituída por negros e pobres ? possa acessar níveis superiores de formação. Avançamos demonstrando a necessidade de que, para que a EaD se consolide como um potente instrumento da democracia educacional, é crucial a existência de uma crítica permanente que possa, seguindo os pressupostos da teoria crítica da tecnologia, apontar para uma racionalidade democrática.
dc.creator Fernando Lionel Quiroga, Valter Gomes Campos, Eude de Sousa Campos e Valéria Soares de Lima
dc.created 2025-02-20
dc.publisher Fundação CECIERJ
dc.coverage
dc.language pt-BR
dc.identifier https://canal.cecierj.edu.br/recurso/22448/metadados
dc.source http://dx.doi.org/10.18264/eadf.v14i2.2240
dc.subject ead
dc.subject eademfoco
dc.subject ead em foco
dc.subject Preconceito
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