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dc.type | Text |
dc.title | Raízes Históricas do Preconceito sobre a EaD: em Busca de uma Racionalidade Democrática |
dc.description | No presente ensaio, enfrentamos o problema do preconceito relacionado à educação à distância (EaD) no contexto brasileiro. Nosso objetivo consistiu em demonstrar de que modo tal preconceito pode ser desdobramento de um fenômeno mais amplo e complexo, cujas raízes encontram-se no racismo como mecanismo de reprodução e manutenção dos interesses da elite econômica. Partimos do pressuposto de que tal preconceito resulta da expansão do ensino superior brasileiro, em que a EaD ocupa papel central, justamente porque permite que camadas expressivas de uma parcela historicamente negligenciada ? majoritariamente constituída por negros e pobres ? possa acessar níveis superiores de formação. Avançamos demonstrando a necessidade de que, para que a EaD se consolide como um potente instrumento da democracia educacional, é crucial a existência de uma crítica permanente que possa, seguindo os pressupostos da teoria crítica da tecnologia, apontar para uma racionalidade democrática. |
dc.creator | Fernando Lionel Quiroga, Valter Gomes Campos, Eude de Sousa Campos e Valéria Soares de Lima |
dc.created | 2025-02-20 |
dc.publisher | Fundação CECIERJ |
dc.coverage | |
dc.language | pt-BR |
dc.identifier | https://canal.cecierj.edu.br/recurso/22448/metadados |
dc.source | http://dx.doi.org/10.18264/eadf.v14i2.2240 |
dc.subject | ead |
dc.subject | eademfoco |
dc.subject | ead em foco |
dc.subject | Preconceito |