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dc.type | Text |
dc.title | Os Marcos Evolutivos do Ensino Superior no Brasil, a Trajetória do Ensino a Distância e as Transformações Recentes do Período Pós-Pandêmico |
dc.description | A constituição do ensino superior no Brasil iniciou tardiamente e ocorreu em fluxo não linear e marcado por transformações intimamente ligadas aos processos sociais e econômicos que se desencadearam ao longo dos últimos cem anos. Compreender os elementos constitutivos da formação da educação superior no Brasil é parte do processo de entendimento dos elementos sociais, econômicos e históricos que compõem a sociedade brasileira, assim como ponto de partida na concepção de políticas públicas em prol da transformação estrutural e estruturante dessa sociedade. Nesse sentido, pretendeu-se delimitar e caracterizar os principais marcos históricos do desenvolvimento da educação superior no Brasil, destacando seus elementos constitutivos e heranças para a concepção do ensino superior como o conhecemos. Observaram-se aspectos marcantes em termos da gênese elitista e da mercantilização do ensino, que podem alienar o papel transformador da educação superior, assim como foram levantados os principais desafios em termos de política pública para o contexto atual em que um novo marco de transformação do ensino superior pode estar ocorrendo, com marcante contribuição do EaD. As discussões apresentadas foram subsidiadas por dados do Censo da Educação Superior, do Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). |
dc.creator | Luciana Couto Nepomuceno, Guilherme Viana Ferreira e Andrea Felippe Cabello |
dc.created | 2025-03-10 |
dc.publisher | Fundação CECIERJ |
dc.coverage | |
dc.language | pt-BR |
dc.identifier | https://canal.cecierj.edu.br/recurso/22458/metadados |
dc.source | http://dx.doi.org/10.18264/eadf.v15i1.2219 |
dc.subject | ead |
dc.subject | eademfoco |
dc.subject | ead em foco |
dc.subject | EaD |