O Uso de uma Metodologia Ativa na Formação de Professores que Ensinam Matemática durante um Encontro Presencial de um Curso à Distância

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/22459

  • Título: O Uso de uma Metodologia Ativa na Formação de Professores que Ensinam Matemática durante um Encontro Presencial de um Curso à Distância
  • Autor(es): Lauro Chagas e Sá
  • Instituição: Fundação CECIERJ
  • Tipo: EaD em Foco
  • Data: 10/03/2025
  • URL: http://dx.doi.org/10.18264/eadf.v15i1.2443
  • Código do Recurso: 22459
  • Descrição:  O artigo aborda a formação à distância de professores que ensinam Matemática, com foco no uso de metodologias ativas em encontros presenciais. Sua relevância justifica-se pelo crescimento da educação a distância no Brasil e seu papel na formação docente. Para tanto, o artigo tem o objetivo de analisar uma experiência realizada presencialmente no segundo semestre de 2024, durante uma disciplina de Matemática de um curso à distância de Licenciatura em Pedagogia. No referencial teórico, defende-se que a formação de professores na modalidade EaD deve ir além da simples instrumentalização, promovendo a construção de uma base teórica, a reflexão crítica e o desenvolvimento da autonomia. A prática pedagógica foi conduzida pelos tutores presenciais com base no método Jigsaw, que estimula a aprendizagem cooperativa e o compartilhamento de conhecimentos entre os participantes. A pesquisa qualitativa utilizou formulários para avaliar a atividade e revelou um feedback positivo dos estudantes, que valorizam a troca de experiências e a conexão entre teoria e prática. Na conclusão, o estudo reforça o papel da aprendizagem cooperativa na formação docente, sugerindo melhorias futuras e indicando como esses encontros presenciais podem promover um aprendizado mais significativo e integrado. 
© Canal CECIERJ 2025