A elaboração de jogos por discentes do Ensino Médio: estratégia pedagógica para a construção do conhecimento científico

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/22461

dc.type Text
dc.title A elaboração de jogos por discentes do Ensino Médio: estratégia pedagógica para a construção do conhecimento científico
dc.description

Os jogos podem ser e são utilizados na prática pedagógica com o intuito de fomentar a aprendizagem. Este trabalho apresenta e discute os jogos elaborados por estudantes do Ensino Médio de um colégio estadual da cidade de Salvador/BA. A proposição de elaboração de jogos, seguida de sua aplicação, decorre da intencionalidade de lançar um desafio de aprendizagem mais complexo, que promovesse uma desequilibração acionadora dos mecanismos cognitivos responsáveis pela construção do conhecimento. Adotamos o método sala de aula invertida, a fim de garantir maior protagonismo discente.

dc.creator Abraão Carneiro do Carmo Rodrigues
dc.created 2025-03-12
dc.publisher Fundação CECIERJ
dc.coverage
dc.language pt-BR
dc.identifier https://canal.cecierj.edu.br/recurso/22461/metadados
dc.source https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/25/9/a-elaboracao-de-jogos-por-discentes-do-ensino-medio-estrategia-pedagogica-para-a-construcao-do-conhecimento-cientifico
dc.subject educação pública
dc.subject Jogos pedagógicos
dc.subject Construção do conhecimento
dc.subject Ensino por desafios
dc.subject Equilibração
dc.subject Sala de aula invertida
© Canal CECIERJ 2025