Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/22461
dc.type | Text |
dc.title | A elaboração de jogos por discentes do Ensino Médio: estratégia pedagógica para a construção do conhecimento científico |
dc.description | Os jogos podem ser e são utilizados na prática pedagógica com o intuito de fomentar a aprendizagem. Este trabalho apresenta e discute os jogos elaborados por estudantes do Ensino Médio de um colégio estadual da cidade de Salvador/BA. A proposição de elaboração de jogos, seguida de sua aplicação, decorre da intencionalidade de lançar um desafio de aprendizagem mais complexo, que promovesse uma desequilibração acionadora dos mecanismos cognitivos responsáveis pela construção do conhecimento. Adotamos o método sala de aula invertida, a fim de garantir maior protagonismo discente. |
dc.creator | Abraão Carneiro do Carmo Rodrigues |
dc.created | 2025-03-12 |
dc.publisher | Fundação CECIERJ |
dc.coverage | |
dc.language | pt-BR |
dc.identifier | https://canal.cecierj.edu.br/recurso/22461/metadados |
dc.source | https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/25/9/a-elaboracao-de-jogos-por-discentes-do-ensino-medio-estrategia-pedagogica-para-a-construcao-do-conhecimento-cientifico |
dc.subject | educação pública |
dc.subject | Jogos pedagógicos |
dc.subject | Construção do conhecimento |
dc.subject | Ensino por desafios |
dc.subject | Equilibração |
dc.subject | Sala de aula invertida |