Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/22464
| dc.type | Text |
| dc.title | Tertúlia Literária Dialógica (nem tanto assim) à luz da Pedagogia histórico-crítica |
| dc.description | Repensa-se a proposta de leitura literária escolar, a tertúlia literária dialógica, a partir do curso Tertúlia Dialógica online, iniciado em janeiro de 2023 e proposto pela plataforma do Instituto Natura - Comunidade de Aprendizagem. O procedimento visa instigar a leitura de clássicos literários na escola, trazendo apontamentos de Saviani que envolvem a Pedagogia Histórico-Crítica, que vê o clássico como uma disposição de conteúdos e concepções essenciais para que o estudante exceda o seu olhar como agente transformador de sua realidade. Refletimos, portanto, a respeito do dialogismo, fundamentado por Bakhtin e que consiste em uma interação discursiva entre os sujeitos. |
| dc.creator | Rodrigo dos Santos Dantas da Silva |
| dc.created | 2025-03-12 |
| dc.publisher | Fundação CECIERJ |
| dc.coverage | |
| dc.language | pt-BR |
| dc.identifier | https://canal.cecierj.edu.br/recurso/22464/metadados |
| dc.source | https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/25/9/tertulia-literaria-dialogica-nem-tanto-assim-a-luz-da-pedagogia-historico-critica |
| dc.subject | educação pública |
| dc.subject | Tertúlia literária dialógica |
| dc.subject | Pedagogia histórico-crítica |
| dc.subject | Dialogismo |