Tertúlia Literária Dialógica (nem tanto assim) à luz da Pedagogia histórico-crítica

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/22464

dc.type Text
dc.title Tertúlia Literária Dialógica (nem tanto assim) à luz da Pedagogia histórico-crítica
dc.description

Repensa-se a proposta de leitura literária escolar, a tertúlia literária dialógica, a partir do curso Tertúlia Dialógica online, iniciado em janeiro de 2023 e proposto pela plataforma do Instituto Natura - Comunidade de Aprendizagem. O procedimento visa instigar a leitura de clássicos literários na escola, trazendo apontamentos de Saviani que envolvem a Pedagogia Histórico-Crítica, que vê o clássico como uma disposição de conteúdos e concepções essenciais para que o estudante exceda o seu olhar como agente transformador de sua realidade. Refletimos, portanto, a respeito do dialogismo, fundamentado por Bakhtin e que consiste em uma interação discursiva entre os sujeitos.

dc.creator Rodrigo dos Santos Dantas da Silva
dc.created 2025-03-12
dc.publisher Fundação CECIERJ
dc.coverage
dc.language pt-BR
dc.identifier https://canal.cecierj.edu.br/recurso/22464/metadados
dc.source https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/25/9/tertulia-literaria-dialogica-nem-tanto-assim-a-luz-da-pedagogia-historico-critica
dc.subject educação pública
dc.subject Tertúlia literária dialógica
dc.subject Pedagogia histórico-crítica
dc.subject Dialogismo
© Canal CECIERJ 2025