- Título: Análise do Ensino Remoto Aplicado no Curso de Odontologia da Universidade Federal do Maranhão
- Autor(es): Handreza Régia Santos Siqueira Campos, Laércio Santos Dias, Pierre Adriano Moreno Neves e Judith Rafaelle Oliveira Pinho
- Instituição: Fundação CECIERJ
- Tipo: EaD em Foco
- Data: 07/03/2025
- URL:
http://dx.doi.org/10.18264/eadf.v15i1.2300
- Código do Recurso: 22467
- Descrição: A pandemia de Covid-19 provocou diversas mudanças no mundo, incluindo as esferas de saúde, economia, relações sociais e educação. Diante do estado de Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional (ESPII) decretado pela Organização Mundial da Saúde, implantou-se o cenário de isolamento social visando reduzir a disseminação da doença. Nesse contexto, o curso de Odontologia da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), assim como outros cursos com disciplinas práticas no país, teve que se adequar ao novo modelo de ensino remoto, pois as atividades de estágios práticos, clínicas e laboratórios foram suspensas temporariamente. O presente trabalho teve como objetivo avaliar a qualidade do ensino remoto no curso de Odontologia da UFMA, abrangendo tópicos de cunhos socioeconômico, tecnológico e pedagógico, incluindo as percepções de docentes e discentes do curso. Nos resultados, 54.76% dos docentes concordaram parcialmente que o modelo de regime remoto foi satisfatório e 7.14% discordaram totalmente. Ainda, 44.36% e 20.30% dos discentes concordaram parcialmente e discordaram totalmente, respectivamente, que o regime remoto satisfizesse as necessidades do curso. O ensino remoto no curso em questão apareceu como uma alternativa pouco planejada para suprir as lacunas de ensino abertas em decorrência do período pandêmico. Contudo, observou-se que ainda são necessárias muitas mudanças para que o novo módulo de ensino se assemelhe à qualidade do modo presencial, com destaque para o fato de que, ao menos em disciplinas práticas, há a carência de um ensino em modelo híbrido (remoto-presencial).
© Canal CECIERJ 2025