Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/22469
dc.type | Text |
dc.title | O Ensino de Língua Espanhola Potencializado pelo Instagram: uma Proposta de Interação e Cocriação Digital no Ensino de Línguas |
dc.description | Esta pesquisa de natureza qualitativa envolveu o estudo acerca da inserção da plataforma Instagram nas aulas de Língua Espanhola no Instituto Federal do Amapá. A proposta objetivou analisar os impactos e as potencialidades da interação com a língua, através da rede social em questão. Com fundamentação conceitual no ideário de educação onLIFE e tecnologias digitais para a aprendizagem de línguas, esta investigação foi desenvolvida por meio de uma sequência didática com atividades de cocriação digital entre docente e discentes por meio do Instagram. A investigação teve a participação de 29 discentes da turma de Ensino Médio Integrado do Curso Técnico em Alimentos. Para a produção de dados, foi proposta uma roda de conversa ao final das aulas, a fim de se conhecerem as percepções dos estudantes sobre sua experiência de interação digital na aprendizagem da língua. Os resultados permitem concluir que o Instagram apresenta benefícios e potencialidades para o desenvolvimento de destrezas linguísticas em Língua Espanhola, mas que requer especial planejamento para utilização em contextos de ensino, para que essa interação não transcenda as fronteiras de trabalho do professor. |
dc.creator | Kári Lúcia Forneck e Thaynam Cristina Maia dos Santos |
dc.created | 2025-03-19 |
dc.publisher | Fundação CECIERJ |
dc.coverage | |
dc.language | pt-BR |
dc.identifier | https://canal.cecierj.edu.br/recurso/22469/metadados |
dc.source | http://dx.doi.org/10.18264/eadf.v15i1.2343 |
dc.subject | ead |
dc.subject | eademfoco |
dc.subject | ead em foco |
dc.subject | Redes sociais |