O Ensino de Língua Espanhola Potencializado pelo Instagram: uma Proposta de Interação e Cocriação Digital no Ensino de Línguas

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/22469

dc.type Text
dc.title O Ensino de Língua Espanhola Potencializado pelo Instagram: uma Proposta de Interação e Cocriação Digital no Ensino de Línguas
dc.description Esta pesquisa de natureza qualitativa envolveu o estudo acerca da inserção da plataforma Instagram nas aulas de Língua Espanhola no Instituto Federal do Amapá. A proposta objetivou analisar os impactos e as potencialidades da interação com a língua, através da rede social em questão. Com fundamentação conceitual no ideário de educação onLIFE e tecnologias digitais para a aprendizagem de línguas, esta investigação foi desenvolvida por meio de uma sequência didática com atividades de cocriação digital entre docente e discentes por meio do Instagram. A investigação teve a participação de 29 discentes da turma de Ensino Médio Integrado do Curso Técnico em Alimentos. Para a produção de dados, foi proposta uma roda de conversa ao final das aulas, a fim de se conhecerem as percepções dos estudantes sobre sua experiência de interação digital na aprendizagem da língua. Os resultados permitem concluir que o Instagram apresenta benefícios e potencialidades para o desenvolvimento de destrezas linguísticas em Língua Espanhola, mas que requer especial planejamento para utilização em contextos de ensino, para que essa interação não transcenda as fronteiras de trabalho do professor.
dc.creator Kári Lúcia Forneck e Thaynam Cristina Maia dos Santos
dc.created 2025-03-19
dc.publisher Fundação CECIERJ
dc.coverage
dc.language pt-BR
dc.identifier https://canal.cecierj.edu.br/recurso/22469/metadados
dc.source http://dx.doi.org/10.18264/eadf.v15i1.2343
dc.subject ead
dc.subject eademfoco
dc.subject ead em foco
dc.subject Redes sociais
© Canal CECIERJ 2025