Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/22522
dc.type | Text |
dc.title | AA Educação a Distância no Contexto dos Corpos de Bombeiros: uma Revisão Sistemática de Literatura |
dc.description | Os Corpos de Bombeiros são instituições responsáveis por diversos serviços operacionais complexos e o desafio é conseguir transmitir conhecimento ao efetivo de maneira eficiente e com alcance. A educação a distância mostra-se como uma opção de solução para essa problemática. Este trabalho apresenta uma Revisão Sistemática de Literatura que teve por objetivo verificar como a educação a distância tem sido aplicada pelos Corpos de Bombeiros e quais impactos ela está proporcionando no ensino, fornecendo um panorama de como as instituições estão se posicionando no ensino digital remoto no decorrer do tempo. Para tanto, após a aplicação dos critérios de inclusão e exclusão, 22 estudos foram selecionados e analisados de acordo com as 5 questões de pesquisas elaboradas. Foi possível verificar que as corporações, predominantemente tradicionais com o foco nas instruções presenciais, vão aos poucos introduzindo a educação a distância, com tendência por formações híbridas, conseguindo encurtar distâncias e reduzir custos. Observou-se também que essa temática ainda precisa ser mais explorada pelas corporações e para isso resistências pessoais e organizacionais precisam ser rompidas. O panorama aqui apresentado visa proporcionar uma visão geral e atual da educação a distância no contexto dos corpos de bombeiros e contribuir para implementações futuras. |
dc.creator | Dainer Marçal Dias, Bruno Porto, Vanessa Battestin, Márcia Gonçalves Oliveira e Manuella Amado |
dc.created | 2025-03-26 |
dc.publisher | Fundação CECIERJ |
dc.coverage | |
dc.language | pt-BR |
dc.identifier | https://canal.cecierj.edu.br/recurso/22522/metadados |
dc.source | http://dx.doi.org/10.18264/eadf.v15i1.2293 |
dc.subject | ead |
dc.subject | eademfoco |
dc.subject | ead em foco |
dc.subject | Educação a distância |