Educação Física e motricidade no contexto escolar infantil

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/22523

  • Título: Educação Física e motricidade no contexto escolar infantil
  • Autor(es): Luna Maria Barbosa de Sousa,Mariana Araújo dos Santos,Kátia Magaly Pires Ricarte
  • Instituição: Fundação CECIERJ
  • Tipo: Educação Pública
  • Data: 26/03/2025
  • URL: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/25/11/educacao-fisica-e-motricidade-no-contexto-escolar-infantil
  • Código do Recurso: 22523
  • Descrição: O estudo teve como objetivo comparar o desenvolvimento motor de crianças da Educação Infantil com e sem aulas de Educação Física, utilizando a bateria psicomotora de Vitor da Fonseca e questionário sociodemográfico. A amostra foi composta majoritariamente por meninas, com 52,5% provenientes de escolas públicas e 60% de privadas. Notou-se correlação positiva entre a prática de exercícios dentro e fora do ambiente escolar. A comparação entre escolas públicas e privadas revelou diferenças nos resultados entre crianças que realizavam atividades apenas fora da escola e as que mantinham práticas dentro e fora do ambiente escolar.
© Canal CECIERJ 2025