Mapeamento de Ferramentas Sobre Economia Circular: Sugestões para Aplicação em Cursos de Engenharia EaD

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/22611

  • Título: Mapeamento de Ferramentas Sobre Economia Circular: Sugestões para Aplicação em Cursos de Engenharia EaD
  • Autor(es): Camila Gonçalves Castro, Gustavo Romero, Julia Romano Sanches, Bruno Noronha Rodrigues, Gabriel Rodrigues Martins Moreira e Ana Lúcia Gabas Ferreira
  • Instituição: Fundação CECIERJ
  • Tipo: EaD em Foco
  • Data: 28/03/2025
  • URL: http://dx.doi.org/10.18264/eadf.v15i1.2455
  • Código do Recurso: 22611
  • Descrição: Este artigo apresenta o mapeamento de ferramentas de economia circular (EC) voltadas para construção de material didático e aplicação de atividades no ensino de cursos de engenharia na modalidade de Educação a Distância (EaD). A partir de uma Revisão Bibliográfica Sistemática (RBS) realizada nas bases de dados Scopus e Web of Science, foram identificados 42 artigos que discutem ferramentas práticas de EC. Essas ferramentas incluem modelos para avaliação de circularidade, suporte à decisão, design circular, implementação em cadeias de suprimentos e treinamento, oferecendo uma base para professores de engenharia adaptarem seu conteúdo didático. Na sequência, são propostas atividades síncronas e assíncronas que utilizam essas ferramentas para promover o aprendizado interativo e prático dos alunos, preparando-os para os desafios da sustentabilidade e economia circular. A conclusão destaca os desafios de interação entre os achados dos artigos selecionados e sua aplicação em diferentes contextos e modalidades de engenharia, evidenciando o papel crucial da mediação docente no uso do material didático sugerido. Também reitera o necessário compromisso entre adequação do processo ensino-aprendizado ao desenvolvimento de competências técnicas e comportamentais voltadas à circularidade e sustentabilidade.   
© Canal CECIERJ 2025