Comunicando culturas: o papel da literatura surda no processo de ensino-aprendizagem do estudante surdo

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/22650

  • Título: Comunicando culturas: o papel da literatura surda no processo de ensino-aprendizagem do estudante surdo
  • Autor(es): Charles de Castro Leite,Suellen Lopes Izo,Aline de Menezes Bregonci
  • Instituição: Fundação CECIERJ
  • Tipo: Educação Pública
  • Data: 02/04/2025
  • URL: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/25/12/comunicando-culturas-o-papel-da-literatura-surda-no-processo-de-ensino-aprendizagem-do-estudante-surdo
  • Código do Recurso: 22650
  • Descrição: A inclusão da pessoa surda na sociedade implica diretamente a compreensão de que esse indivíduo é constituído pela experiência visual. Logo, a sala de aula, como processo fundamental da inclusão, deve ser pautada na divulgação e na valorização da cultura surda. Este artigo apresenta uma investigação propondo a literatura surda como indutora da cultura e da identidade surdas, observando sua repercussão positiva na aprendizagem do estudante surdo. Selecionamos quatro artigos e uma dissertação para embasamento na problematização e propusemos discussões reconhecendo a inclusão como proposta de transformação e valorização das diferenças.
© Canal CECIERJ 2025