- Título: Comunicando culturas: o papel da literatura surda no processo de ensino-aprendizagem do estudante surdo
- Autor(es): Charles de Castro Leite,Suellen Lopes Izo,Aline de Menezes Bregonci
- Instituição: Fundação CECIERJ
- Tipo: Educação Pública
- Data: 02/04/2025
- URL:
https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/25/12/comunicando-culturas-o-papel-da-literatura-surda-no-processo-de-ensino-aprendizagem-do-estudante-surdo
- Código do Recurso: 22650
- Descrição: A inclusão da pessoa surda na sociedade implica diretamente a compreensão de que esse indivíduo é constituído pela experiência visual. Logo, a sala de aula, como processo fundamental da inclusão, deve ser pautada na divulgação e na valorização da cultura surda. Este artigo apresenta uma investigação propondo a literatura surda como indutora da cultura e da identidade surdas, observando sua repercussão positiva na aprendizagem do estudante surdo. Selecionamos quatro artigos e uma dissertação para embasamento na problematização e propusemos discussões reconhecendo a inclusão como proposta de transformação e valorização das diferenças.
© Canal CECIERJ 2025