A construção do pensamento matemático pelos jogos

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/22651

dc.type Text
dc.title A construção do pensamento matemático pelos jogos
dc.description Esta pesquisa pretende compreender a importância do jogo para a aprendizagem e para a construção do pensamento matemático, dentro do âmbito escolar na etapa de ensino que compreende o Fundamental II, percebendo o jogo como estratégia auxiliadora na superação das dificuldades de aprendizagem dos conceitos matemáticos e na resolução dos problemas apresentados pela disciplina. Trata-se de uma ferramenta que estimula o processo de construção do conhecimento e do raciocínio lógico, uma vez que proporciona situações que exigem pensamento crítico para tomadas de decisões. Para alcançar o intento foram utilizados nesta pesquisa autores que dissertam a respeito das dificuldades de aprendizagem matemática, bem como teóricos que aludem acerca da utilização do jogo como estratégia para a superação dos problemas percebidos na efetivação do ensino-aprendizagem.
dc.creator Maria Aparecida da Silva
dc.created 2025-04-02
dc.publisher Fundação CECIERJ
dc.coverage
dc.language pt-BR
dc.identifier https://canal.cecierj.edu.br/recurso/22651/metadados
dc.source https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/25/12/a-construcao-do-pensamento-matematico-pelos-jogos
dc.subject educação pública
dc.subject Aprendizagem lúdica
dc.subject Jogos na Matemática
dc.subject Aprendizagem por Jogo
© Canal CECIERJ 2025