- Título: Especialização em EaD da Univesp: Contribuições para a Formação de Pós-Graduandos das Universidades Estaduais Paulistas
- Autor(es): Alex Henrique Alves Honorato, Débora Cristina Kawasaki Codognato, Isabela Tréz Agapito, Isabella Velloso Arrigo Fargiani, Victor Keichi Tsutsumiuchi e Karina Valdivia Delgado
- Instituição: Fundação CECIERJ
- Tipo: EaD em Foco
- Data: 26/03/2025
- URL:
http://dx.doi.org/10.18264/eadf.v15i1.2413
- Código do Recurso: 22658
- Descrição: Muitas vezes, estudantes da pós-graduação de áreas distintas da Educação não têm a oportunidade de realizarem uma formação didático-pedagógica, muito menos de terem vivências na docência. No entanto, iniciativas têm surgido com o propósito de romper essa deficiência formativa e educacional, como acontece na Univesp com o foco na Educação a Distância. Nesse contexto, o objetivo, neste estudo, é narrar e discutir que contribuições a Especialização em Processos Didático-Pedagógicos para Cursos na Modalidade a Distância da Univesp traz para a formação profissional de pós-graduandos das universidades estaduais paulistas. Para tanto, cada autor deste artigo escreveu uma narrativa com um episódio marcante, ao considerar suas vivências como facilitador na Univesp, realizando, após isso, uma Análise Narrativa (Riessman, 2005). Como conclusão, tem-se que a especialização da Univesp, para além de desenvolver conhecimentos teóricos acerca de conceitos e métodos atualmente utilizados em cursos na modalidade a distância, possibilita que os pós-graduandos desenvolvam conhecimentos práticos, relacionados ao acompanhamento e à mediação em disciplinas dos cursos em EaD, que são oferecidos pela Univesp.
© Canal CECIERJ 2025