- Título: A Ciência Cidadã como Estratégia para Iniciação Científica na Educação a Distância
- Autor(es): Sara Nállia de Oliveira Costa, Leonardo Pinto de Magalhães, Jesús Pascual Mena Chalco e Jackson de Souza-Menezes
- Instituição: Fundação CECIERJ
- Tipo: EaD em Foco
- Data: 07/04/2025
- URL:
http://dx.doi.org/10.18264/eadf.v15i1.2476
- Código do Recurso: 22668
- Descrição: A Educação a Distância (EaD) amplia o acesso ao conhecimento, superando barreiras geográficas, mas enfrenta desafios relacionados à qualidade e à resistência à inovação. Nesse contexto, a iniciação científica (IC) surge como diferencial, promovendo autonomia e pensamento crítico. A Ciência Cidadã, por sua vez, torna-se uma ferramenta estratégica para integrar estudantes EaD à construção colaborativa do conhecimento. Este estudo analisou 481 pesquisadores doutores com atuação em Ciência Cidadã, com base em dados da Plataforma Lattes, distribuídos em oito grandes áreas do CNPq. Ciências Biológicas representaram 38% dos pesquisadores, enquanto áreas como Engenharias e Linguística, Letras e Artes tiveram menor participação, com 3% e 1%, respectivamente. A maior concentração de pesquisadores foi registrada no Sudeste. O grafo de colaboração revelou maior dinamismo em Ciências Biológicas e interações significativas com Ciências Humanas e Sociais. Propõe-se, assim, uma rede colaborativa para fortalecer a IC em EaD via Ciência Cidadã.
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