Construção de conceitos geométricos usando o software GeoGebra: uma proposta para abordagem de semelhança de triângulos

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/22671

  • Título: Construção de conceitos geométricos usando o software GeoGebra: uma proposta para abordagem de semelhança de triângulos
  • Autor(es): Isabella Trog,Izabel Passos Bonete
  • Instituição: Fundação CECIERJ
  • Tipo: Educação Pública
  • Data: 09/04/2025
  • URL: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/25/13/construcao-de-conceitos-geometricos-usando-o-software-geogebra-uma-proposta-para-abordagem-de-semelhanca-de-triangulos
  • Código do Recurso: 22671
  • Descrição: O presente trabalho tem por objetivo investigar o uso do software GeoGebra no processo de ensino-aprendizagem da Geometria Euclidiana Plana, mais especificamente no ensino de semelhança de triângulos, e discutir o uso de tal ferramenta em sala de aula. Para tanto, realizou-se uma atividade com alunos do 9° ano do Ensino Fundamental de um colégio do município de Irati/PR utilizando aquele software a fim de propiciar a construção de conceitos ligados ao conteúdo de semelhança de triângulos. Constatou-se que a Matemática abordada de forma diferente despertou o interesse dos alunos e diferenciação na prática.
© Canal CECIERJ 2025