Análise de Canais do Youtube como Objetos de Aprendizagem de Suporte ao Estudo de Anatomia

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  • Título: Análise de Canais do Youtube como Objetos de Aprendizagem de Suporte ao Estudo de Anatomia
  • Autor(es): Luciano Vale e João Paulo da Silva Neto
  • Instituição: Fundação CECIERJ
  • Tipo: EaD em Foco
  • Data: 10/04/2025
  • URL: http://dx.doi.org/10.18264/eadf.v15i1.2488
  • Código do Recurso: 22676
  • Descrição: A anatomia humana é essencial no ensino em saúde, com métodos tradicionais sendo amplamente utilizados, apesar das limitações estruturais. A introdução de novas metodologias e o uso de plataformas como o YouTube são estratégias para melhorar o aprendizado. No Brasil, a escassez de conteúdo online de qualidade sobre Anatomia leva os estudantes a buscar vídeos na internet, mas a falta de critérios de qualidade preocupa educadores. Este estudo tem como objetivo analisar vídeos sobre Anatomia Humana disponíveis no YouTube, aplicando os princípios da teoria de aprendizagem multimídia de Mayer. A pesquisa utilizou a metodologia de avaliação documental, selecionando os cinco primeiros canais sobre anatomia humana encontrados na plataforma, com base na palavra-chave "anatomia humana". Foram analisados os vídeos mais recentes de cada canal, focando na forma de apresentação do conteúdo, com ênfase nos princípios de coerência, sinalização, redundância, contiguidade espacial e temporal, segmentação, pré-treinamento, modalidade, multimídia, personalização e voz. Os resultados mostraram que a maioria dos vídeos seguiu os princípios de coerência, contiguidade espacial e temporal, segmentação, multimídia, personalização e voz, porém houve variação na aplicação de sinalização, redundância e pré-treinamento. Embora o uso de vídeos como ferramenta complementar ao ensino de anatomia seja reconhecido, a qualidade do conteúdo e a falta de controle sobre a veracidade das informações são desafios. O estudo destaca a importância de critérios para avaliar a qualidade dos vídeos e a necessidade de capacitação dos docentes para a produção de materiais educativos eficazes, visando um ensino híbrido que combine recursos digitais e presenciais.
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