- Título: O gênero como crítica à educação escolar
- Autor(es): Marcio Almeida Nicolau
- Instituição: Fundação CECIERJ
- Tipo: Educação Pública
- Data: 16/04/2025
- URL:
https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/25/14/o-genero-como-critica-a-educacao-escolar
- Código do Recurso: 22681
- Descrição: O presente artigo tem como objetivo abordar o gênero como uma construção inacabada e inacabável. Argumenta-se que, ao reconhecer o gênero como um “outro”, as políticas inclusivas reforçam hierarquias, legitimando as desigualdades existentes. A educação escolar é apontada aqui neste trabalho como um campo decisivo na reprodução das normas de gênero e sexualidade. A “tolerância” é discutida como uma estratégia de controle que, em vez de ser inclusiva, mantém as exclusões. Por sua vez, o gênero é posicionado e performado dentro de redes de poder e normas históricas que podem nos capturar e limitar nossa liberdade de ação.
© Canal CECIERJ 2025