- Título: A identificação dos estilos de aprendizagem de estudantes do Ensino Fundamental II como possibilidade de potencializar o aprendizado no Ensino Médio
- Autor(es): Antônio Souza Pereira dos Santos,Niltom Vieira Junior
- Instituição: Fundação CECIERJ
- Tipo: Educação Pública
- Data: 16/04/2025
- URL:
https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/25/14/a-identificacao-dos-estilos-de-aprendizagem-de-estudantes-do-ensino-fundamental-ii-como-possibilidade-de-potencializar-o-aprendizado-no-ensino-medio
- Código do Recurso: 22685
- Descrição: O objetivo central foi oferecer aos estudantes do 9º ano de uma escola estadual em Salvador, no estado da Bahia, maiores oportunidades de aprendizado no Ensino Médio. Alinhando o referencial teórico ao instrumental técnico utilizado para a obtenção dos dados e à posterior partilha dos resultados com os estudantes, o estudo aponta que a conscientização sobre seus estilos de aprendizagem pode ampliar as possibilidades de aprendizado no Ensino Médio. Contudo, isso requer uma postura ativa dos estudantes em relação ao próprio processo de aprendizagem, considerando que um dos desafios identificados é o desconhecimento, por parte de muitos professores, sobre a existência desses estilos de aprendizagem.
© Canal CECIERJ 2025