De CES a CEJA: Tensões e Contradições entre o Instituído e o Instituinte

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dc.type Text
dc.title De CES a CEJA: Tensões e Contradições entre o Instituído e o Instituinte
dc.description  Este artigo, derivado de discussões iniciadas ainda no percurso do Mestrado, e que se estenderam ao longo do Doutorado, objetiva refletir sobre as tensões e contradições existentes entre práticas pedagógicas instituídas e instituintes, que conformam um modo de oferta de Educação de Jovens e Adultos (EJA), em regime semipresencial, por módulos, que subsiste no país desde o início da década de 1970. Se fundamenta no arcabouço teórico construído em investigação realizada em Centros de Educação de Jovens e Adultos, que compõem a Rede CEJA, constituída por escolas da rede estadual do Rio de Janeiro, com uso de metodologia quantiqualitativa, efetivada por meio de estudos de casos. Apoia-se na observação empírica realizada em seis escolas da referida rede, na categorização de documentos referentes à essa modalidade de ensino e na observação das redes sociais de cada um dos CEJA investigados. A interpretação dos dados obtidos nos ajuda a compreender de que modo se instituem e se ressignificam práticas instituídas e instituintes em ambientes escolares.
dc.creator Luciana Bandeira Barcelos
dc.created 2025-04-24
dc.publisher Fundação CECIERJ
dc.coverage
dc.language pt-BR
dc.identifier https://canal.cecierj.edu.br/recurso/22688/metadados
dc.source http://dx.doi.org/10.18264/eadf.v15i1.2458
dc.subject ead
dc.subject eademfoco
dc.subject ead em foco
dc.subject Educação de Jovens e Adultos
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