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| dc.type | Text |
| dc.title | De CES a CEJA: Tensões e Contradições entre o Instituído e o Instituinte |
| dc.description | Este artigo, derivado de discussões iniciadas ainda no percurso do Mestrado, e que se estenderam ao longo do Doutorado, objetiva refletir sobre as tensões e contradições existentes entre práticas pedagógicas instituídas e instituintes, que conformam um modo de oferta de Educação de Jovens e Adultos (EJA), em regime semipresencial, por módulos, que subsiste no país desde o início da década de 1970. Se fundamenta no arcabouço teórico construído em investigação realizada em Centros de Educação de Jovens e Adultos, que compõem a Rede CEJA, constituída por escolas da rede estadual do Rio de Janeiro, com uso de metodologia quantiqualitativa, efetivada por meio de estudos de casos. Apoia-se na observação empírica realizada em seis escolas da referida rede, na categorização de documentos referentes à essa modalidade de ensino e na observação das redes sociais de cada um dos CEJA investigados. A interpretação dos dados obtidos nos ajuda a compreender de que modo se instituem e se ressignificam práticas instituídas e instituintes em ambientes escolares. |
| dc.creator | Luciana Bandeira Barcelos |
| dc.created | 2025-04-24 |
| dc.publisher | Fundação CECIERJ |
| dc.coverage | |
| dc.language | pt-BR |
| dc.identifier | https://canal.cecierj.edu.br/recurso/22688/metadados |
| dc.source | http://dx.doi.org/10.18264/eadf.v15i1.2458 |
| dc.subject | ead |
| dc.subject | eademfoco |
| dc.subject | ead em foco |
| dc.subject | Educação de Jovens e Adultos |