- Título: Acessibilidade e Identidade na Educação a Distância: A Experiência do Núcleo de Acessibilidade e Inclusão do CEDERJ
- Autor(es): Igor Jean Viana da Silva
- Instituição: Fundação CECIERJ
- Tipo: EaD em Foco
- Data: 28/04/2025
- URL:
http://dx.doi.org/10.18264/eadf.v15i1.2451
- Código do Recurso: 22690
- Descrição: Este artigo analisa o papel do Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI) do Consórcio CEDERJ na construção das identidades de estudantes com necessidades educacionais especiais (NEE) na modalidade de Educação a Distância (EaD). A pesquisa investiga de que maneira os recursos de tecnologia assistiva e os serviços de apoio individualizado promovem a inclusão e a autonomia desses alunos. Desde sua criação em 2020, o NAI tem oferecido adaptações curriculares, provas adaptadas e suporte personalizado, atendendo a diversas necessidades, incluindo deficiências e condições específicas, como a observância do sábado por motivos religiosos. O estudo explora como essas ações contribuem para o respeito e valorização da diversidade dos alunos, permitindo-lhes expressar suas múltiplas identidades dentro do contexto educacional. Por meio de uma abordagem qualitativa, a pesquisa destaca a importância de integrar os aspectos pessoais e contextuais dos alunos, visando uma educação inclusiva e adaptada às especificidades de cada estudante.
© Canal CECIERJ 2025