Acessibilidade e Identidade na Educação a Distância: A Experiência do Núcleo de Acessibilidade e Inclusão do CEDERJ

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/22690

  • Título: Acessibilidade e Identidade na Educação a Distância: A Experiência do Núcleo de Acessibilidade e Inclusão do CEDERJ
  • Autor(es): Igor Jean Viana da Silva
  • Instituição: Fundação CECIERJ
  • Tipo: EaD em Foco
  • Data: 28/04/2025
  • URL: http://dx.doi.org/10.18264/eadf.v15i1.2451
  • Código do Recurso: 22690
  • Descrição:  Este artigo analisa o papel do Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI) do Consórcio CEDERJ na construção das identidades de estudantes com necessidades educacionais especiais (NEE) na modalidade de Educação a Distância (EaD). A pesquisa investiga de que maneira os recursos de tecnologia assistiva e os serviços de apoio individualizado promovem a inclusão e a autonomia desses alunos. Desde sua criação em 2020, o NAI tem oferecido adaptações curriculares, provas adaptadas e suporte personalizado, atendendo a diversas necessidades, incluindo deficiências e condições específicas, como a observância do sábado por motivos religiosos. O estudo explora como essas ações contribuem para o respeito e valorização da diversidade dos alunos, permitindo-lhes expressar suas múltiplas identidades dentro do contexto educacional. Por meio de uma abordagem qualitativa, a pesquisa destaca a importância de integrar os aspectos pessoais e contextuais dos alunos, visando uma educação inclusiva e adaptada às especificidades de cada estudante.
© Canal CECIERJ 2025